segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Adoro política, detesto políticos!


Chegamos ao fim de mais um processo eleitoral - pelo menos para os municípios onde não haverá segundo turno, como é o meu caso. Azar daqueles que ainda terão que suportar mais 1 mês de promessas e mentiras, nos municípios onde haverá segundo turno.


Depois de 3 meses de ouvir as propostas e conhecer os projetos dos candidatos a vereador e prefeitos, milhões de brasileiros foram às urnas (certamente, grande parte, mais por obrigação que por vontade de exercer o seu direito de cidadão). Será que fizemos boas escolhas ? Só o próximos 4 anos irão dizer. Mesmo assim, já se pode ter uma idéia dos resultados na prática. Em primeiro lugar porque somos obrigados a votar e, sendo assim, acabamos por escolher o candidato "menos pior", ou, o que "rouba mas faz". Em segundo lugar porque somos extremamente egoístas, e votamos pensando unicamente nas vantagens pessoais que teremos: uma portaria aqui, um material de construção ali, uma cesta básica acolá. Dificilmente os cidadãos votam pensando no bem comum, nos projetos que o candidato tem que vão beneficiar a maior parte da população, ou as que mais precisam. E em terceiro e último lugar, porque os políticos estimulam e praticam a compra de votos e a corrupção, fazendo com que a cada eleição o povo tenha menos vontade de votar, porque existem menos políticos com a "ficha" limpa, e que mereçam a nossa atenção e o nosso voto.


O resultado disso tudo já se pôde ver no dia após a votação. Pessoas soltando fogos por toda a cidade, comemorando a vitória do seu candidato, outros tomando todas de tanta felicidade. Alegria que dura um dia, e sofrimento que dura 4 anos. E não é difícil de adivinhar o que vai acontecer nos próximos dias: o políticos vão roubar mais e fazer menos em favor da população. Vão comprar mais votos na próxima campanha, porque sabem que funciona muito mais que apresentar projetos sociais. E enquanto os eleitores gastam seu escasso dinheirinho tomando uma cerveja e soltando fogos pra comemorar, os políticos estão rindo da nossa cara, pensando em como vão fazer pra roubar o dinheiro dos nossos impostos nos proximos 4 anos sem serem pegos.


Voltando ao título, adoro discutir sobre política, analisar os projetos, as necessidades da população. A política seria perfeita se não existissem os políticos.